Afim de compreender os atuais desafios do trabalho social da Versaurb, durante o já abordado treinamento ocorrido em 12 e 13 de março de 2025 foi realizada uma dinâmica para reunir as observações da equipe sobre a atuação na regularização fundiária. O objetivo foi identificar percepções sobre os fatores que influenciam o trabalho, destacando elementos que favorecem ou dificultam a execução das atividades.
A partir dessa discussão, a equipe construiu a Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), estruturando os principais fatores internos e externos que impactam o trabalho social. Essa análise permite uma visão mais estratégica das condições de atuação, auxiliando no aprimoramento das metodologias e processos adotados.
A Matriz FOFA é uma ferramenta de análise estratégica que permite identificar e compreender os fatores internos e externos que influenciam um processo ou projeto.
No contexto da regularização fundiária e do trabalho social, essa matriz auxilia na identificação de desafios e potencialidades, permitindo melhor planejamento e tomada de decisão.
Abaixo, a matriz que compila as principais questões atuais da mobilização social na Versaurb apontadas pelos envolvidos no trabalho: